Sesc RJ abre inscrições em cursos gratuitos para profissionais de educação e licenciandos

sex, 13/08/2021 - 17:37h - Capital

Compartilhar:

Embora dirigidos para professores e estudantes de licenciaturas, os cursos são gratuitos e abertos aos interessados de áreas afins. Todos são oferecidos em ambiente virtual.

O Sesc RJ abre no dia 16/8 inscrições para cinco cursos gratuitos voltados para profissionais de educação, licenciandos e interessados de áreas afins: Aprendizagem baseada em projetos na Educação Matemática; Tecnologias educacionais; Educação e Cultura Maker; Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso; e Ensino da Arte: pensamentos e práticas na Educação Básica.

Todos serão oferecidos em ambiente virtual, com início em setembro.

Os cursos têm duração de 20 horas, com quatro módulos de 2 horas. Além das aulas síncronas (ao vivo), a formação contempla palestras on-line, atividades culturais e material de apoio (vídeos, textos e podcasts e outros). A solicitação de pré-inscrição deve ser enviada para o e-mail ead@sescrio.org.br com nome completo, escola em que trabalha, segmento escolar de atuação e o curso desejado.

Já para outubro e novembro, estão previstos mais três cursos: Metodologias Ativas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, Debate Docente em Foco: o ensino de Ciências Naturais no século XXI e Formação Continuada para professores de Línguas Adicionais: propostas teórico-práticas. Para estes, as inscrições serão abertas em 10 de setembro e 8 de outubro, respectivamente.

Inscrições:
Período: 16 a 24 de agosto
A solicitação deve ser enviada para ead@sescrio.org.br com:

  • Nome Completo
  • Escola em que trabalha
  • Segmento escolar em que atua
  • Curso desejado

SAIBA MAIS SOBRE OS CURSOS OFERECIDOS EM SETEMBRO:

  1. Aprendizagem baseada em projetos na Educação Matemática
    Pretende-se abordar diferentes projetos na Educação Matemática com ênfase em metodologias que desenvolvam a autonomia, o pensamento crítico e criativo. Para tal, analisaremos desde o panorama histórico e teórico até o prático, buscando vivenciar uma oficina de aprendizagem por projetos sob estudos de casos personalizados para os participantes.
    Datas: 1/09, 8/09, 15/09, 22/09 e 29/09
    Horário: 18h às 20h
  1. Tecnologias Educacionais
    Apresentaremos tecnologias e dispositivos que possam auxiliar e instrumentalizar os docentes em suas práticas educativas cotidianas, buscando a inovação e a facilitação do processo de ensino-aprendizagem. Diante do cenário decorrente da pandemia do COVID-19, a urgente necessidade de formação/atualização dos docentes ao que tange o domínio e interação com o mundo virtual e tecnológico.
    Datas: 1/09, 8/09, 15/09, 22/09 e 29/09
    Horário: 18h às 20h
  1. Educação e Cultura Maker
    A revolução tecnológica que assistimos nos últimos anos tem impactado diretamente nossas relações sociais e a maneira que devemos estar no mundo. Toda esta revolução tem promovido deslocamentos e exigido uma educação que dialogue e instrumentalize as pessoas com todo este aparato e inovação tecnológica, sob pena de exclusão digital daqueles que não acompanharem este processo. O desafio da trajetória educativa, nos dias atuais, é tornar-se mais significativo, promovendo conexões com o mundo e as pessoas, por meio de pedagogias progressistas que buscam evidenciar o protagonismo dos aprendentes na resolução de problemas reais do cotidiano. Rompendo, assim, com estruturas de poder tradicionais e contribuindo para o seu empoderamento.
    Datas: 1/09, 8/09, 15/09, 22/09 e 29/09
    Horário: 18h às 20h
  1. Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso
    Pretende-se compartilhar estratégias didáticas de leitura e escrita, a partir do uso de metodologias ativas, a fim de proporcionar uma reflexão sobre a prática de ensino que considere o estudante como protagonista em sua relação com os textos.
    Datas: 8/09, 15/09, 22/09, 29/09 e 06/10
    Horário: 18h às 20h
  1. Ensino da Arte: pensamentos e práticas na Educação Básica
    O curso pretende promover reflexões para construção de estratégias metodológicas, a partir de experiências práticas, para o ensino da Arte. Serão oferecidas oficinas temáticas nas linguagens de Artes Cênicas, Visuais e Música. Contextualizações teóricas também serão abordadas durante o curso.
    Datas: 15/09, 22/09, 29/09, 06/10 e 13/10
    Horário: 18h às 20h

 

Você pode gostar de ver também