Fórum Senac RJ discute os desafios da Educação Básica no contexto da pandemia

seg, 10/05/2021 - 12:59h - Capital

Compartilhar:

A iniciativa irá apresentar proposta do Senac RJ para a Educação Básica, discutir as novas práticas educativas em ambiente digital, além de competências socioemocionais, inovação e tecnologia

Senac RJ promove, nos dias 19 e 20 de maio, o Fórum de Educação, evento gratuito e online com o objetivo de promover um amplo diálogo sobre Educação e seus desafios a partir do contexto da pandemia de Covid 19. Em parceria com a Fecomércio RJ, o Fórum terá palestra do especialista em Inovação, Gil Giardelli. Durante a iniciativa, será apresentado o Programa Conexão Integral na Educação Básica, do Senac RJ, ferramenta de soluções educativas em ambiente digital para maior qualidade da educação básica e profissionalizante no estado do Rio de Janeiro.

O evento é voltado para educadores, gestores das secretarias municipais de Educação, bem como para os profissionais dos cargos administrativos de escolas públicas e privadas. A iniciativa integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade em 2021.

Relatório do Fórum Econômico Mundial 2020 atribui à pandemia do Covid 19 um efeito acelerador nas tendências de transformação do mundo do trabalho. Ao mesmo tempo em que aproxima o futuro, também aprofunda desigualdades, como a exclusão dos jovens do mercado de trabalho. Nesse cenário, o Senac RJ se posiciona estrategicamente para enfrentar o desafio de educar, ampliando horizontes, desenvolvendo competências e preparando técnicas para este novo mundo digital, virtual, conectado, automatizado e remoto.

Durante o Fórum, o Senac RJ vai reforçar seu compromisso institucional de apoiar a educação básica, visando contribuir com educadores e profissionais das redes públicas de ensino para a melhoria do desempenho dos atuais e futuros alunos e dos profissionais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Será apresentado o Programa Conexão Integral na Educação Básica que visa contribuir para a ampliação da jornada escolar e para o desenvolvimento de competências dos alunos para a construção de projetos na vida pessoal, na coletividade, no mundo do trabalho, nas didáticas tecnológicas e na formação de educandos e educadores.

Com foco no compartilhamento de experiências por meio de cases e palestras com profissionais renomados, o Fórum pretende promover a interação entre as instituições de ensino, a academia e os órgãos públicos, a fim de debater melhores práticas e caminhos possíveis no atual contexto da pandemia. Também serão abordados temas como competências socioemocionais, inovação e tecnologia, visando preparar os professores e profissionais da área para a transformação necessária para a educação do século XXI.

O Fórum de Educação começa no dia 19 de maio recebendo o professor e especialista em Inovação e Economia Digital, Gil Giardelli, que irá ministrar a palestra “Sociedade 5.0 e a pedagogia dos iguais”. Na sequência, o Senac RJ destaca case próprio de sucesso na execução de estratégias ativas de aprendizagem, competências digitais e ensino híbrido. Encerrando a programação de palestras do dia, a mestre em Enfermagem e especialista em Inovação Paula Louzada irá abordar a saúde emocional do professor contemporâneo como recurso fundamental no enfrentamento dos desafios da educação básica.

Já no dia 20 de maio, a programação continua com duas oficinas. Às 10h, o tema é Metodologias ativas de aprendizagem: como engajar os estudantes e tornar as aulas mais atrativas no ambiente de aprendizagem remoto/online e híbridos. Já às 16h, o assunto é Ensino híbrido: modelos, desafios e possibilidades de implantação no atual contexto educacional.

Você pode gostar de ver também