Rio de Mãos Dadas pelo Interior incentiva retomada dos setores de Hotelaria e Gastronomia na região da Costa Verde

ter, 29/06/2021 - 21:27h - Costa Verde, Municípios

Compartilhar:

Liderada pelo Sicomércio de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, iniciativa no dia 6 de julho terá palestras com profissionais renomados sobre soluções criativas para reaquecer o setor. Especialistas também irão oferecer, gratuitamente, mentorias individualizadas para pequenos e médios empresários

A jornada de relacionamento Rio de Mãos Dadas pelo Interior, promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty (Sicomércio), Senac RJ e Sebrae Rio, realiza nova edição no dia 6 de julho, às 17h, desta vez com o objetivo de incentivar a retomada do turismo na região da Costa Verde. Com o tema Hotelaria e Gastronomia em tempos de pandemia: como se reposicionar no cenário atual, o evento gratuito é voltado para pequenos e médios empresários dos três municípios e terá palestras com a Chef Embaixadora do Senac RJ, Teresa Corção, e do coordenador da graduação em Hotelaria do Senac RJ, Gustavo Araújo. Ambos também irão oferecer mentorias individualizadas para os participantes. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.rdmdpelointerior.com.br/costa-verde

Liderado pelo Sicomércio de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, o Rio de Mãos Dadas pelo Interior tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia e para reativar a potência dos municípios fluminenses impactados pelo longo período de pandemia. A iniciativa faz parte do projeto Rio de Mãos Dadas, série de ações que visam incentivar a retomada da confiança da população fluminense e o envolvimento das pessoas em um clima de positividade que permeie este ano e ajude a superar o difícil 2020.

“Os empresários fluminenses dos setores de Hotelaria e Gastronomia, fortemente impactados pela pandemia de Covid-19, têm agora o grande desafio de se reinventarem em um contexto desafiador imposto pelas restrições dos novos protocolos sanitários e pela insegurança por parte dos clientes. O Rio de Mãos Dadas pelo Interior, uma parceria da Fecomércio RJ, Sesc, Senac e IFec com os sindicatos e com o Sebrae Rio, tem o objetivo de contribuir para recuperar a confiança do setor mediante a oferta de qualificações e treinamentos sob medida para os empresários. São novas ferramentas, tecnologias e processos que poderão auxiliá-los na retomada das atividades econômicas”, enfatiza o presidente da Fecomércio RJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

O encontro virtual irá abordar assuntos como a demanda reprimida devido às restrições sanitárias, o medo de viajar durante a pandemia e os protocolos que limitam o número de clientes em restaurantes, hotéis, transportes e equipamentos turísticos entre outros desafios que o setor enfrenta atualmente para a retomada do turismo doméstico. Após as palestras, os especialistas Teresa Corção e Gustavo Araújo irão oferecer mentorias personalizadas para ajudar os empresários participantes a encontrar soluções e identificar oportunidades para alavancar seus negócios.

Para o presidente do Sicomércio de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, José Essiomar Gomes, o programa Rio de Mãos Dadas pelo Interior é uma forma de incentivo a empresários da região com debates sobre temas que são a vocação regional:

“O Rio de Mãos Dadas pelo Interior é um projeto que chega em um momento muito importante e é um incentivo para micro e pequenos empresários da região da Costa Verde. É importante receber o apoio de instituições como o Sistema Fecomércio RJ e debater temas como turismo e gastronomia, que têm tudo a ver com os negócios locais.”

Segundo Margareth Carvalho, coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, pesquisas recentes apontam recuperação setor. No entanto, faz um alerta:

“Em nossa última pesquisa, 85,5% alegaram que viajar é prioridade nos próximos meses. O levantamento aponta ainda que a recuperação do setor de turismo será por etapas, sendo que os índices pré-Covid serão alcançados apenas em 2025. A procura por destinos internos aumentará consideravelmente e a experiência do consumidor será um dos fatores de sucesso. Antes, o empreendedor precisa estar atento as novas necessidades que serão implementadas como: transmitir segurança ao cliente, a utilização de novas tecnologias e serviços, a harmonização de protocolos e a adoção do conceito low touch”.

Os 20 primeiros participantes, que se interessarem em receber mentoria individual gratuita para seus negócios com os especialistas, poderão se inscrever até o final do evento pela mesma plataforma Zoom. Além das mentorias, o Senac RJ irá oferecer posteriormente na região, por meio do Sicomércio de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, 60 vagas gratuitas voltadas para o comércio em cursos profissionalizantes pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que atende a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

O Rio de Mãos Dadas pelo Interior, lançado em março no município de Petrópolis, já teve edições em Teresópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Três Rios, Volta Redonda e Itaperuna. Outras 19 regiões do estado recebem o projeto, inicialmente em plataforma digital. Serão abordados os setores do Varejo, Gastronomia, Turismo, entre outros.

Você pode gostar de ver também