Rio de Mãos Dadas pelo Interior incentiva retomada dos setores de Hotelaria e Gastronomia na Região Serrana

sáb, 15/05/2021 - 15:32h - Municípios, Região Serrana

Compartilhar:

Liderada pelos sindicatos do comércio de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, iniciativa no dia 17 de maio terá palestras com profissionais renomados sobre soluções criativas para reaquecer o setor. Especialistas também irão oferecer, gratuitamente, mentorias individualizadas para pequenos e médios empresários

A jornada de relacionamento Rio de Mãos Dadas pelo Interior, promovida pelos sindicatos filiados à Fecomércio RJ, o Senac RJ e o Sebrae Rio, realiza nova edição no dia 17 de maio, às 16h, desta vez com o objetivo de incentivar a retomada do turismo na Região Serrana. Com o tema Hotelaria e Gastronomia em tempos de pandemia: como se reposicionar no cenário atual, o evento gratuito é voltado para pequenos e médios empresários de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo e terá palestras com os Chefs Embaixadores do Senac RJ, Teresa Corção e Frédéric de Maeyer e do coordenador da graduação em Hotelaria do Senac RJ, Gustavo Araújo, que também oferecerão mentorias individualizadas para os participantes. O endereço para inscrição é http://bit.ly/regiaoserrana.

Liderado na Região Serrana pelo Sicomércio Petrópolis, Sincomércio TeresópolisSincomércio Nova Friburgo, o Rio de Mãos Dadas pelo Interior tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia e para reativar a potência dos municípios fluminenses impactados pelo longo período de pandemia. A iniciativa faz parte do projeto Rio de Mãos Dadas, série de ações que visa incentivar a retomada da confiança da população fluminense e o envolvimento das pessoas em um clima de positividade que permeie este novo ano e ajude a superar o difícil 2020. 

A demanda reprimida devido às restrições sanitárias, o medo de viajar durante a pandemia e os protocolos que limitam o número de clientes em restaurantes, hotéis, transportes e equipamentos turísticos são alguns desafios que o setor enfrenta atualmente para a retomada do turismo doméstico. Para abordar exemplos concretos e oportunidades criativas para este momento, o Rio de Mãos Dadas pelo Interior terá palestras dos Chefs Embaixadores do Senac RJ, Teresa Corção e Frédéric de Maeyer, e do gestor hoteleiro e coordenador da Graduação Tecnológica em Hotelaria do Senac RJ, Gustavo Araújo. Após as palestras, esses especialistas irão oferecer mentorias personalizadas para ajudar os empresários participantes a encontrar soluções e identificar oportunidades para alavancar seus negócios. 

“Os empresários fluminenses dos setores de Hotelaria e Gastronomia, fortemente impactados pela pandemia de Covid-19, têm agora o grande desafio de se reinventarem em um contexto desafiador imposto pelas restrições dos novos protocolos sanitários e pela insegurança por parte dos clientes. O Rio de Mãos Dadas pelo Interior, uma parceria da Fecomércio RJ, Sesc, Senac e IFec com os sindicatos e com o Sebrae Rio, tem o objetivo de contribuir para recuperar a confiança do setor mediante a oferta de qualificações e treinamentos sob medida para os empresários. São novas ferramentas, tecnologias e processos que poderão auxiliá-los na retomada das atividades econômicas”, enfatiza o presidente da Fecomércio RJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

“Em nossa última pesquisa, 85,5% alegaram que viajar é prioridade nos próximos meses. O levantamento aponta ainda que a recuperação do setor de turismo será por etapas, sendo que os índices pré-Covid serão alcançados apenas em 2025. A procura por destinos internos aumentará consideravelmente e a experiência do consumidor será um dos fatores de sucesso. Antes, o empreendedor precisa estar atento as novas necessidades que serão implementadas como: transmitir segurança ao cliente, a utilização de novas tecnologias e serviços, a harmonização de protocolos e a adoção do conceito low touch”, afirma Margareth Carvalho, coordenadora de Turismo do Sebrae Rio.

O Rio de Mãos Dadas pelo Interior teve início em março e já realizou três edições voltadas para os empresários do Varejo, em Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. Outras 19 regiões do estado recebem o projeto, inicialmente em plataforma digital, onde também serão abordados os setores do Varejo, Gastronomia, Turismo, entre outros. 

Sobre a Fecomércio RJ

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 314 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e representam 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais no total, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro. Também integram o Sistema Fecomércio RJ, o Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ).

Desde março de 2020, a Fecomércio RJ vem promovendo diversos esforços para auxiliar os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo durante a pandemia. Foram realizados 165 estudos e análises econômicas com empresários e consumidores pelo IFec RJ, além da conquista de cerca de 36 pleitos jurídicos, que garantiram a sobrevivência de milhares de negócios em todo o estado do Rio de Janeiro. A entidade também liderou campanhas de apoio aos pequenos negócios locais, de combate ao mercado ilegal e de esclarecimentos para o enfrentamento à Covid-19. Em parceria com o Sebrae Rio e a empresa Convem, a Fecomércio RJ disponibilizou às empresas do comércio a ferramenta gratuita Loja Online, que vem permitindo a ampliação das vendas no ambiente digital.

Senac RJ

Há 75 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Mesmo diante da pandemia, o Senac RJ superou desafios e alcançou resultados positivos em 2020: 56 mil alunos matriculados em todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação, mais de 7 mil vagas de trabalho ofertadas durante a Feira Virtual, realizada em parceria com mais de 500 empresas, 9 mil orientações de carreira por meio de vídeo conferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas, além da abertura de 62 novas turmas com aulas on-line em tempo real.

Sebrae Rio

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a formalização de empresas, estimulando a geração de emprego e renda, utilizando programas específicos de desenvolvimento da cultura empreendedora e de capacitação empresarial.

Com importante papel no crescimento econômico fluminense, desenvolve projetos de norte a sul do Estado do Rio de Janeiro. Em 2020, a loja do Sebrae Rio recebeu quase 1,7 milhão de acessos, um aumento de 344%, em comparação com 2019. Durante a pandemia, todos os materiais foram disponibilizados de forma gratuita. Ao todo, a instituição realizou 702 mil atendimentos, um aumento de 185% de novos atendimentos, em comparação com o ano anterior. 

Serviço:

Rio de Mãos Dadas pelo Interior

Hotelaria e Gastronomia – Região Serrana

17 de maio de 2021 – 16h

Link para inscrições: http://bit.ly/regiaoserrana

Você pode gostar de ver também