Sesc RJ abre edital de R$ 10 milhões para seleção de projetos artísticos

qui, 19/08/2021 - 11:12h - Capital, Municípios

Compartilhar:

Atriz Dira Paes fez a apresentação do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2021/2022 nesta segunda-feira (16/8) no Sesc Copacabana. Iniciativa integra a campanha Rio de Mãos Dadas, que tem como objetivo incentivar a retomada da confiança dos fluminenses frente à pandemia da Covid-19. Inscrições de projetos artísticos poderão ser feitas de 24 de agosto a 8 de outubro.

O Sesc RJ lançou nesta segunda-feira (16/8) o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2021/2022 com o objetivo de selecionar propostas artísticas que integrarão parte da sua programação a partir de março de 2022. A iniciativa se propõe a fomentar, apoiar e estimular a produção artística e cultural do Estado do Rio de Janeiro, comprometendo-se com a formação de público e com a inclusão social. No total, serão destinados R$ 10 milhões para as produções artísticas.

Os detalhes do edital foram apresentados pela atriz Dira Paes em evento no Sesc Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, para público limitado e com transmissão on-line. Serão aceitos projetos de todo o Brasil de exposições de artes visuais, apresentação de obras audiovisuais, espetáculos teatrais, espetáculos circenses, apresentações de dança, temporadas de teatro, dança, circo, saraus literários, shows e concertos de música, intervenções artísticas, performances e obras virtuais, destinados aos públicos adulto e infantil.

As inscrições estarão abertas de 24 de agosto a 8 de outubro. No Portal Sesc RJ,você confere o Edital na íntegra, seus anexos, notas de esclarecimentos e todos os demais documentos importantes do Edital.

As apresentações estão previstas para serem realizadas em diferentes ambientes como espaços expositivos, salas de teatro, auditórios e áreas ao ar livre de abrangência das unidades do Sesc no estado do Rio de Janeiro. Os valores destinados a cada produção dependem do porte e da linguagem artística.

Podem se inscrever pessoas jurídicas do Brasil, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, legalmente constituídas, artistas, curadores, produtoras artísticas, companhias e grupos teatrais e de dança que contemplem atividade artística em seu estatuto ou contrato social. Também serão aceitos Microempreendedores Individuais (MEI).

A seleção se dará em três etapas, sendo as duas primeiras de caráter eliminatório, quando serão avaliadas a documentação e adequação técnica da proposta. Na terceira etapa, os projetos serão analisados por uma Comissão de Seleção e Avaliação composta por profissionais de notório saber da arte e da cultura e por representantes do Sesc RJ que atuam no planejamento e no desenvolvimento da programação cultural da instituição no estado do Rio de Janeiro.

  • Etapa 1: análise documental, de caráter eliminatório, pela comissão interna;
  • Etapa 2: habilitação técnica de projetos, de caráter eliminatório pela comissão interna;
  • Etapa 3: avaliação pela comissão de seleção e avaliação, de caráter classificatório.

 

Reconectar, movimentar e impulsionar

O conceito do edital está amparado em três pilares, representados pelos verbos “reconectar”, “movimentar” e “impulsionar”. A intenção é reconectar o artista com o palco, movimentar a relação dele com o público do Sesc RJ e impulsionar o fazer artístico em todas as suas esferas. O título “Pulsar” remete à ideia de “estar vivo”, numa alusão à resistência da Cultura diante da pandemia da Covid-19.

“O setor artístico foi um dos mais impactados pela crise da Covid-19 e será um dos últimos a voltar plenamente à normalidade. Isso está causando um prejuízo enorme não só à cadeia produtiva das artes, mas para a sociedade como um todo, que perdeu muito em qualidade de vida ao ficar privada tanto tempo dessas manifestações, apesar dos nossos esforços em migrá-las para o ambiente virtual. Com o Sesc RJ Pulsar, queremos impulsionar esse setor que tem forte participação na economia fluminense e ampliar a oferta de produtos culturais”, diz o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Rio de Mãos Dadas
Além do edital, a campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ), engloba uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada da confiança dos fluminenses frente à pandemia da Covid-19. Ao longo do ano, estão previstas iniciativas como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, iniciativas voltadas para empresários, cursos adaptados ao “novo normal”, entre outras. A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos. Com 2 metros de altura e personalizadas por dez artistas, as obras foram expostas em vários pontos da capital do Rio de Janeiro e depois seguiram para o interior do estado.

Clique aqui para conferir o Edital, Anexos, Notas de Esclarecimentos e demais documentos importantes do Edital de Cultura Sesc Pulsar 2021/2022.

 

Você pode gostar de ver também