Sesc RJ tornará antigo Ginástico Português em um novo centro de cultura e lazer

qua, 28/07/2021 - 16:19h - Capital

Compartilhar:

Edifício localizado na Avenida Graça Aranha passará por reforma para abrigar atividades artísticas, restaurante, cafeteria, biblioteca, cinema ao ar livre e mirante. Primeira piscina semi-olímpica elevada da América Latina será reativada.

RIO DE JANEIRO – O Sesc RJ revitalizará o edifício onde está localizado o Teatro Sesc Ginástico, na avenida Graça Aranha, Centro do Rio, tornando-o um centro de referência em serviços nas áreas de cultura, educação, saúde, lazer e assistência na região. O projeto foi apresentado pelo presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, ao prefeito Eduardo Paes em evento na manhã desta terça-feira (27/7).

O novo Sesc Ginástico, além do tradicional teatro, passará a ocupar toda a edificação da antiga sede do Clube Ginástico Português, adquirida pelo Sesc RJ em 2019. A unidade terá um projeto arquitetônico moderno para abrigar os serviços oferecidos pela instituição à população carioca, em especial aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

Praça pública em três níveis, mirante, piscina e alimentação – Inaugurado em 1938, o edifício em estilo Art Déco terá suas características preservadas, mas todos os seus ambientes reformados. Um dos destaques do projeto é a criação de uma praça pública dividida em três níveis, com cafeteria e varanda voltadas para a primeira piscina semi-olímpica elevada da América Latina, localizada no 9º pavimento, que será reativada. O espaço ganhará também um mirante com vista privilegiada para a avenida e o Pão de Açúcar que servirá de segundo balcão para o cinema ao ar livre que será montado no local. A ideia é criar intervenções artísticas nas empenas dos prédios vizinhos, e o tradicional restaurante do clube será reativado.

Biblioteca, artes, esportes e odontologia – Ao todo, serão 12 mil metros de área construída, o que inclui varandas, terraços e jardins e um esquema de fluxos com rampas, escadas rolantes e novos elevadores. Eles darão acesso a espaços como galeria de exposição, biblioteca, clínica odontológica, quadra poliesportiva, salas multiuso para atividades culturais, de lazer e condicionamento físico, salão nobre e o teatro, com 500 lugares, que o Sesc RJ já vem ocupando desde 2002 com programação regular de música e artes cênicas. O edifício também contará com um espaço para acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“A reforma do edifício onde está localizado o Teatro Sesc Ginástico atende a uma demanda importante dos cariocas, que é a revitalização do Centro da cidade. Com a oferta de uma ampla gama de serviços do Sesc RJ, esperamos movimentar a região e contribuir com os esforços que a prefeitura vem realizando para atrair moradores para o local, além de proporcionar qualidade de vida à população carioca”, disse Antonio Florencio de Queiroz Junior.

O prefeito Eduardo Paes, ao elencar uma série de ações do Sistema Fecomércio RJ em prol da cidade e da população do Rio, agradeceu por mais essa iniciativa, dando ênfase ao caráter histórico do edifício:

“Venho aqui em nome dos cariocas agradecer por essa aposta na cidade. O Clube Ginástico Português tem muito a ver com a história do Rio, com a história do Brasil. Esse é um projeto belíssimo, misturando cultura, esporte, mas, principalmente, trazendo uma nova perspectiva sobre o Centro da cidade. Além da recuperação do prédio existente, histórico, você tem um acréscimo de espaço, de vistas para o Rio de Janeiro. É um grande ganho para o Centro do Rio de Janeiro, e a gente tem que agradecer muito à Fecomércio por essa aposta”, disse o prefeito.

Rio de Mãos Dadas e Reviver Centro – A previsão de conclusão da obra é o segundo semestre de 2023. Com a nova unidade, o Sesc RJ estima atender por mês 152 mil comerciários com os seus serviços, além da população em geral. A previsão de empregos diretos e indiretos gerados com a obra e o funcionamento do estabelecimento é de 1.600. A iniciativa integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) para fazer o fluminense retomar a confiança após a pandemia. Também vai ao encontro do projeto Reviver Centro, da Prefeitura do Rio, que quer revitalizar a área central da cidade atraindo moradores.

Você pode gostar de ver também